Meio Ambiente e Tecnologias Futuras

.

Soluções para um Mundo Melhor

Deixe um comentário

A América Latina é a região mais urbanizada no mundo em desenvolvimento. Por isso,  que no Brasil, a preocupação para que esse desenvolvimento seja sustentável é eminente.

“Como  criar cidades para um mundo melhor?”

O assunto é extenso e é pauta de muitas discussões em todo o mundo. Abrange vários aspectos como: educação, saúde, meio ambiente, economia, moradia, mobilidade e  fontes de energia.

É importante frisar que tudo se resume ao conceito de sustentabilidade, que  pode ser definido como:

“Sustentabilidade é a habilidade de sustentar ou suportar uma ou mais condições, exibida por algo ou alguém. É uma característica ou condição de um processo ou de um sistema que permite a sua permanência, em certo nível, por um determinado prazo. Ultimamente este conceito, tornou-se um princípio, segundo o qual o uso dos recursos naturais para a satisfação de necessidades presentes não pode comprometer a satisfação das necessidades das gerações futuras.Wikipédia

O conceito da  sustentabilidade aplica-se a uma escola, a uma empresa,  a uma pequena comunidade ou até mesmo ao planeta inteiro. Para que um empreendimento humano seja considerado sustentável é preciso que seja:

  • ecologicamente correto
  • economicamente viável
  • socialmente justo
  • culturalmente diverso

Levando esses conceitos em consideração podemos avaliar melhor a dimensão do que é criar uma cidade melhor para se viver.

Quais são os importantes apectos para o desenvolvimento de  cidades?

Para que o desenvolvimento de uma cidade seja sustentável  há a necessidade da integração e cooperação de diversas áreas , tais como:

  • conservação do meio ambiente
  • mobilidade
  • energia para megacidades
  • smart grid
  • infraestrutura sustentável
  • tratamento de água

Toda a infraestrutura de uma cidade deve estar interligada e comprometida com soluções sustentáveis para que o resultado seja positivo, ou seja, com redução de custos, otimização do processo e preservação dos recursos naturais.

Pois nao adianta uma cidade investir altas somas em técnicas para produção de energia renovável, se os método de distribuição de energia não são confiáveis e eficientes.

Tecnologias e suas Aplicações

O desenvolvimento e aprimoramento de tecnologias ajuda a melhorar os processos e torna-os mais eficientes, economicos e seguros.

Tomemos como exemplo as Tecnologias de Mobilidade.

No Brasil temos soluções eficientes para produção e uso de carros elétricos. Inclusive no Rio de Janeiro temos taxis com motores elétricos. Assim como para trens de metrô  altamente modernos, até mesmo sem necessidades de condutores. Mas a iniciativa privada sozinha, não consegue fazer com que essas tecnologias sejam aproveitas. Há a necessidade de uma ação em conjunto com o Estado; uma vez que cabe ao Estado regulamentar a implatação e utilização dessas novas tecnologias.

Enfim, hoje em dia já temos muitas soluções sustentáveis à nossa disposição e viáveis que visam um mundo melhor, basta cada um fazer sua parte!

Anúncios

Autor: Alessandra Ribeiro

Sou uma pessoa interessada em tecnologias que facilitam a vida das pessoas e das cidades, sem agredir o meio ambiente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s