Meio Ambiente e Tecnologias Futuras

.

Internet Ecológica? Google Verde tem esse Objetivo

Deixe um comentário

A grande companhia californiana de internet listada na NASDAQ tem sido mais do que um mecanismo de busca. Vários projetos são desenvolvidos em torno da empresa mãe, que agora lançou o “Google verde”, no qual demonstram  no seu próprio site, quais as medidas e de que forma o Google usa seus serviços para proteger o meio ambiente.

A maior parcela de gastos da empresa são os custos de energia. O consumo de energia no ano de 2011 foi de 260 milhões de watts. O que corresponde aproximadamente ao consumo anual de uma cidade de 200 mil habitantes. E eles possuem muitas formas de economizar. Pelo menos um terço da eletricidade já vem de fontes renováveis, tendo como uma meta chegar a cem por cento.

O co-fundador do Google e CEO Larry Page está dedicado ao ambicioso projeto de ser a primeira empresa a trabalhar com emissões zero de CO2. As energias renováveis tem um papel fundamental nesse projeto.A empresa tem investido mais de um bilhão de dólares nesta área e ao mesmo tempo expandiu seu banco de dados, se tornando assim o mais poderoso do mundo.O banco de dados do Google só precisa da metade da energia em comparação aos centros de dados convencionais.

O uso eficiente dos recursos e o projeto de energias renováveis são declaradamente o ponto forte da iniciativa ambiental. O resultado é a economia de energia e a demanda por um determinado produto. Sendo assim, com base em dados empresariais, 100 pesquisas usando um mecanismo de busca gastam tanta energia quanto passar uma camiseta a ferro.

Google será a primeira empresa a trabalhar com emissões zero de CO2

O Google pode ter algumas criticas, mas esta iniciativa me parece razoável. A empresa dedica-se a uma Web ecológica. Qualquer um que usa produtos do Google pode dar informacões mais detalhadas gastando menos energia e reduzindo as emissões de CO2. É encorajador ver que o Google está documentando o seu trabalho nesta área de uma forma tão abrangente.

Conseguiremos salvar o mundo com o Google verde? Pelo menos um pedaço? As vezes os lucros empresariais e os benefícios ambientais podem realmente andar de mãos dadas.

Anúncios

Autor: Alessandra Ribeiro

Sou uma pessoa interessada em tecnologias que facilitam a vida das pessoas e das cidades, sem agredir o meio ambiente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s