Meio Ambiente e Tecnologias Futuras

.

Tratamento de Água: As Três Etapas

Deixe um comentário

Um rio e uma ponte

O tratamento da aguá é serviço essencial para as cidades

Mesmo a água do banho deve ser tratada para garantir que seja seguro usa-la. A má qualidade da água é o motivo número um para a desnutrição nos países em desenvolvimento, por isso há tantas instituições de caridade, de patrocínio internacional, pedindo doações para fornecer água potável para essas comunidades. A Organização Mundial de Saúde diz que 1,1 bilhão de pessoas não têm acesso a água potável e 2,4 bilhões não têm saneamento básico de boa qualidade.

Como funciona o tratamento de água?

Ferver e filtrar a água são procedimentos sanitários simples que podem ser realizados em casa. No entanto, este procedimento por si só não vai retirar os principais contaminantes da superfície ou das partes subterrâneas da água, razão pela qual há necessidade de se passar por uma estação de tratamento de água. Agência de Proteção Ambiental dos EUA descreve um “tratamento trem”, que consiste em três fases para tornar-se um dos processos mais comuns de preparação de água:

  1. Primeiro é a floculação, onde  são removidas a sujeira e outras partículas da água, utilizando produtos químicos, tais como sulfato de alumínio (alume). As partículas tratadas depois se depositam no fundo da água, em um processo chamado de sedimentação.
  2. Em seguida, na filtração, a água passa por filtros que podem consistir de cascalho, areia, e camadas de carvão, de modo que seja possível remover as partículas mais finas, tais como argilas, siltes, e microorganismos.
  3. Finalmente, a desinfecção mata o último de quaisquer contaminantes, utilizando produtos químicos tais como cloro.

Daqui para frente, a preparação da água precisa evoluir de uma maneira que não prejudique o meio ambiente. As estações de tratamento  terão de se tornar mais sustentáveis, e os profissionais de tratamento de água terão que considerar o ambiente no momento de decidir o que fazer com as águas residuais. Por exemplo: Quais são os produtos químicos que foram colocados na água que eles estão pensando em colocar de volta em um rio?

A preparação da água é um serviço necessário. Pensando no meio ambiente, ou não, o tratamento da água é um recurso muito precioso e anda de mãos dadas com o tratamento do resto do mundo natural.

Anúncios

Autor: Alessandra Ribeiro

Sou uma pessoa interessada em tecnologias que facilitam a vida das pessoas e das cidades, sem agredir o meio ambiente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s