Meio Ambiente e Tecnologias Futuras

.

Energias Renováveis no Brasil

Deixe um comentário

Falando em energias renováveis, devemos falar do Brasil. Grande celeiro de recursos renováveis. Devido às condições climáticas favoráveis e excelente fonte de energia eólica , o Brasil apresenta a maior taxa mundial de crescimento nessa área. Até 2020 é previsto que 20% da geração de eletricidade no Brasil seja oriunda de energia eólica.

As energias renováveis suprem, desde a década de 80, uma grande parte da demanda de energia elétrica brasileira. Através das centenas de usinas hidrelétricas, a necessidade do país é atendida.

O grande uso do recurso hídrico se dá ao fato do Brasil ter enormes quantidades de água. A produção de biomassa também tem tido um papel cada vez mais importante no cenário nacional de energia.

A eficiência energética do Brasil, em comparação ao mercado exterior, poderia ser chamada de totalmente verde, se não fosse pelo impacto que é causado ao meio ambiente, por conta da construção de mega-barragens, onde cursos de rios são desviados, e o cultivo de monoculturas agrícolas em grande escala, como a cana-de-açúcar.  A força do vento, neste contexto, é também de grande valia, uma vez que pode ser combinada com grandes faixas de terras existentes que se dispõe. Através do desenvolvimento da energia eólica, uma fonte de energia auto-suficiente no Brasil poderá em breve ser realidade.

                                                                   Diversificação da matriz energética brasileira

Com o objetivo de diversificar a matriz energética brasileira e também de gerar grandes quantidades de eletricidade a partir de fontes alternativas, foi lançado em 2002, um programa nacional para promover as fontes de energia alternativas e a expansão das energias renováveis (Proinfa). Desde então foram investido significativos valores no setor de energia eólica.

O Ministério de Energia coordena , anualmente , desde 2009, um sistema de leilão público. O objetivo é leiloar cotas de energia elétrica. As empresas participantes garantem oferecer energia eólica a um preço fixo por MW/h, por um período de até 20 anos. Claro que tudo legalmente regulamentado.

O secretário-geral do Wind Energy Council Global se expressou positivamente a este respeito,: “O sistema de leilão brasileiro assegurou que o custo da energia eólica se tornasse muito competitivo, com todas as outras formas de energia no país. Muito embora, estes preços atrativos, firmado com fornecedores e desenvolvedores, foram estabelecidos sob força de lei.”

                                                                 Potencial de energia eólica de até 500 gigawatts

Para se aproveitas as altas velocidades de vento existentes no país, superiores a 8,5 /m principalmente no nordeste e sul do país, foram lá estabelecidas empresas nacionais e internacionais  de energia eólica, nos últimos anos. Estão instaladas mais de 50 parques eólicos produzindo energia. Os estados do Ceará, Rio Grande do Norte e Rio Grande do Sul  apresentaram os maiores parques eólicos com capacidade da planta 1,8-3 MW e benefícios totais de até 150 MW.

Até 2016 a previsão para produção de energia eólica no Brasil è bem alta. Nem precisamos mencionar, mas a energia eólica é o futuro do país, podendo em 2020 representaram 20% da produção de eletricidade nacional. Além disso, é a última corrida das interações entre o vento e a energia hídrica, que têm um impacto positivo sobre o fornecimento completo de energia renovável.

Anúncios

Autor: Alessandra Ribeiro

Sou uma pessoa interessada em tecnologias que facilitam a vida das pessoas e das cidades, sem agredir o meio ambiente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s