Meio Ambiente e Tecnologias Futuras

.

Como o Aquecimento Global Afeta o Brasil?

Deixe um comentário

Não há como negar. O combate às mudanças climáticas já se tornou um dos principais desafios da humanidade para o futuro. Todos os países sentirão cada vez mais o impacto do aquecimento global.  Mas aqueles com dimensões continentais e que se encontram nas zonas quentes, como o Brasil, acabarão sentindo esses efeitos de maneira mais intensa. Então, não há como escapar desse mal?

O aquecimento global não é necessariamente um vilão inclemente que tem o único objetivo de derreter as calotas polares e desregular o clima do mundo. Ele é um processo natural derivado do efeito estufa que prende o calor do Sol na Terra e sustenta a vida como a conhecemos. O problema é quando o aquecimento global acontece muito rápido e em um curto período de tempo. É aí que o perigo se revela e, atualmente, estamos à mercê dele.

Se a temperatura sobe os problemas fervilham

Não é preciso ser um climatologista experiente para entender que o aumento progressivo do aquecimento global pode causar sérios problemas à Terra. Estudos mostram que atualmente a concentração dos gases na atmosfera que regula a temperatura global é duas vezes maior que há 650 mil anos. Nos últimos cem anos, devido ao incansável crescimento da atividade industrial, queimamos tanto combustível fóssil e florestas, que a temperatura subiu vertiginosamente. A média mundial há um século era de 13 graus Celsius. Atualmente é de 14 graus Celsius. Quando findar este século pode estar entre 16 e 19 graus Celsius ou mais. É algo para deixar qualquer um de cabeça quente de preocupação.

Em muitas regiões do planeta já é notório o impacto do aquecimento global. Muitos países vêm sofrendo mudanças bruscas nos regimes das chuvas, com curtos períodos de precipitação intensa seguido de longos períodos de estiagem. Um evento recente que foi considerado um efeito direto do aquecimento global foi o furacão Katrina, que arrasou a costa sul dos Estados Unidos em 2005. Parece que o futuro reserva mais males assim.

Males do aquecimento global que devemos enfrentar

Segundo pesquisas, o Brasil está entre os países que mais sofrerão com o aquecimento global. Alguns efeitos já podem ser sentidos como a desestabilização das estações sazonais em algumas regiões e o surgimento de eventos climáticos poderosos como o furacão Catarina que atingiu o sul do país em 2004.

Muitos estudos estão em andamento para precisar os danos desse calorão. Segundo o INPE  o aumento do aquecimento global pode elevar a temperatura no Brasil de 3 a 5 graus Celsius nas próximas décadas. Em decorrência disso poderia haver uma redução de 30% a 50% da Floresta Amazônica. O que também preocupa é que conforme as calotas polares derretem, o nível do mar sobe e ameaça inundar as regiões costeiras. Como o Brasil possui um extenso litoral, isso se torna uma séria ameaça. O fato é que o Brasil deve estar preparado para enfrentar as mazelas que o aquecimento global trará e, assim como o resto do mundo, lutar para interromper essa escalada de calor.

Anúncios

Autor: Alessandra Ribeiro

Sou uma pessoa interessada em tecnologias que facilitam a vida das pessoas e das cidades, sem agredir o meio ambiente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s