Meio Ambiente e Tecnologias Futuras

.

O Que é Matéria e Energia Escura?

Deixe um comentário

Uma ponte e um rio no escuro

O que realmente é a matéria escura?

Apesar da vastidão do universo, apenas 4% de tudo o que há nele (você, eu, os planetas, as estrelas, as galáxias…) é feito de matéria comum. Mas, e quanto ao resto? Bem, 1/4 do universo é constituído pela matéria escura, e aproximadamente 3/4 é misteriosamente dominado pela energia escura. Tanto a matéria quanto a energia escura não emitem luz, e por essa razão são invisíveis. A matéria escura não interage com a matéria normal, e só sabemos que ela existe porque sua força gravitacional influencia os grandes astros.

Se você já está achando tudo isso um mistério, saiba que a energia escura é responsável pela expansão do universo, mas não se sabe exatamente como ela faz isso. Mas, como algo invisível pode ser tão abundante e controlar as engrenagens do cosmos?

                                                          Veja a verdade com os olhos da ciência

Mas será que alguém sabe o que realmente é a matéria escura ou porque a energia escura está por todo o universo? Muitos astrônomos e físicos acreditam que a matéria escura seja uma nova partícula. Ela foi proposta para explicar a diferença entre a massa luminosa e a massa gravitacional dos aglomerados de galáxias. Aparentemente é ela que mantém as estruturas do universo unidas, segurando seus imensos objetos e não os deixando desmoronar. Quanto a energia escura, acredita-se que seja ela a responsável pela expansão acelerada do universo que, de outro modo, colapsaria sobre si mesmo em consequência da poderosa força gravitacional. Pode-se dizer que a energia escura está empurrando o universo, fazendo com que ele se estique ao invés de encolher.

                                                        Forças que exercem fascínio e estimulam pesquisas

Atualmente, um dos maiores desafios da física e da cosmologia é descobrir a verdadeira natureza da matéria escura e da energia escura. Existem hoje muitas teorias e modelos que tentam desvendar o mistério desses preenchedores invisíveis do universo. No que concerne à matéria escura, o uso de instrumentos como o Espectrômetro Magnético Alfa  e algumas observações de sistemas astrofísicos como os aglomerados de galáxias indicam sua existência. Os candidatos teóricos mais aceitos quanto à constituição da matéria escura são os áxions, neutrinos e neutralinos. Mas, e a energia escura? Há alguma pista do porque ela faz o que faz? Existem diferentes propostas quanto a função da energia escura, porém a mais popular é sua definição como a famosa constante cosmológica proposta por Albert Einstein, um tipo de mar de energia quântica de ponto zero que pressiona negativamente a força gravitacional. O fato é que a matéria e a energia escura, apesar de invisíveis, são bem reais, e as melhores mentes e tecnologias estão examinando incansavelmente o universo tentando encontrar a explicação definitiva para esse mistério cósmico.

Anúncios

Autor: Alessandra Ribeiro

Sou uma pessoa interessada em tecnologias que facilitam a vida das pessoas e das cidades, sem agredir o meio ambiente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s