Meio Ambiente e Tecnologias Futuras

.

Terapia Assistida com Auxílio de Animais

Deixe um comentário

Poodle branco

Esses bichinhos podem nos devolver a alegria perdida

Por muitos anos , a terapia assistida por animais vem sendo muito utilizada e com grande sucesso . O objetivo desses tratamentos é promover habilidades motoras grossas e finas, e também uma percepção geral do corpo, bem como o impacto positivo sobre a psique do paciente. E cada vez mais comum a utilização de cães  em terapia assistida por animais nos últimos anos.

Efeitos gerais da terapia com cães

A aplicação preferida dos cães de terapia são visitas a lares de idosos , hospitais e creches . Estas visitas trazem alegres mudanças  à rotina desses locais. Em pessoas com demência grave,  cães são capazes de penetrar no mundo do paciente e levá-lo a se abrir para o exterior. Foi constatado que não só as pessoas idosas e doentes , mas também adultos ​​e crianças saudáveis , se beneficiam de  um bem-estar emocional,  relaxamento dos músculos , redução da pressão arterial e redução do elevado nível  de   estresse quando entram em contato com os  cães.

Estudo traz em evidência o efeito positivo nos casos de depressão

Dr. Andreas Sobottka , médico-chefe de um hospital psiquiátrico na Europa , elaborou um estudo científico  por   mais de nove meses,  com 60 pacientes portadores de  profunda  depressão. Foram utilizados cães Kelpies autralianos especialmente treinados . O risco de suicídio foi significativamente reduzida . Emoções que já não existentiam foram despertadas pelos cães .  Foram realizados jogos com os pacientes e os cães, onde se notou  aumento de motivação e fortalecimento da auto-confiança. As mudanças positivas  dos pacientes foram medidos através de um dispositivo de medição especial para verificar os resultados , o que corresponde às orientações científicas e é usado internacionalmente.

Adolescentes com problemas comportamentais encontram  o seu caminho

Uma forma especial de terapia com cachorros  é um  trabalho feito com  jovens, com alto potencial de problemas de agressão e de relacionamento. Vários projetos já têm alcançado grande sucesso nesta área. Todos os jovens envolvidos nos projetos foram capazes de completar com sucesso a terapia de longo prazo. Como resultado  da terapia de vários meses, eles aprenderam a controlar suas emoções ,  construir relacionamentos e assumir a responsabilidade.

A escolha do cachorro ideal  para a “Cão Terapia”

Os cães que são treinados para  “cão  terapia” apresentam contato com os seres humanos de forma dócil e equilibrada.  Dependendo da área de aplicação são bastantes tranquilos,  alegres,  brincalhões e sensíveis. No treinamento eles aprendem a lidar com os movimentos feitos  com muletas e  cadeiras de rodas. Gritos altos repentinos ou outros sons não impressionam esses animais.  Assim como  cheiros estranhos e texturas diferentes. Uma parte igualmente importante do treinamento é aumentar a tolerância do toque estranho e possivelmente desagradável.

Por que não a Equoterapia?

Montar cavalo também pode ser uma forma de terapia para pessoas com dificuldades motoras.  A equoterapia é um método terapêutico e educacional , no qual  paciente monta cavalos treinados, com a supervisão de um fisioterapeuta.

Normalmente esse tratamento pode ser encontrado em centros especializados. No site da Associação Nacional de Equoterapia (Ande-Brasil) há uma página de pesquisa para encontrar esses centros em todo o Brasil, filiados ou agregados à associação.

O Jockey Club de São Paulo oferece esse tratamento. A fisioterapeuta Letícia Junqueira, que trabalha no local, explica que a equoterapia é indicada a vários tipos de pacientes, quem tem necessidades especiais causadas por: paralisia cerebral, acidente vascular encefálico, atraso no desenvolvimento neuropsicomotor, síndrome de down, dificuldade de aprendizagem ou linguagem, esclerose múltipla, disfunção na integração social, traumatismo cranioencefálico e problemas psicológicos.

Anúncios

Autor: Alessandra Ribeiro

Sou uma pessoa interessada em tecnologias que facilitam a vida das pessoas e das cidades, sem agredir o meio ambiente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s